Gestão de Pessoas para pequenas e médias empresas?

Gestão de Pessoas para pequenas e médias empresas?

Já faz algum tempo que viemos percebendo essa tendência, que dia a dia se confirma: o empresário deseja ter alguém que o apoie em relação as demandas de gestão de pessoas. O problema está nas ofertas!

Quando fala-se em gestão de pessoas, geralmente o que vem em mente é uma empresa de consultoria que:

  • Faz recrutamento e seleção e apresenta opções de candidatos para o empresário;
  • Realiza avaliação psicológica;
  • Realiza treinamentos – geralmente do que precisar, principalmente motivacionais;
  • Faz planos de cargos e salários;
  • Faz pesquisa de clima;

Não que isso esteja errado, mas existem novas oportunidades, basta olhar ao seu redor!

Ao longo destes últimos anos, já ouvi muito “faço isso a mais de 10 anos e estou vivo” e talvez seja exatamente esse o problema – trabalhar para sobreviver!

Talvez esteja na hora de jogar a vaca no precipício!

Se você não conhece a fábula, comente aqui que falaremos mais sobre isso

Quando coloca-se no lugar do empresário, pode-se ter uma visão bem diferente sobre suas necessidades. Ele precisa de alguém que RESOLVA o problema para ele e não alguém que diga o que ele já sabe e diga como ele deve fazer, devolvendo o problema para ele.

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Faça o teste: converse com alguns empresários – sem vender nada – e pergunte sobre suas preocupações, necessidades e problemas na gestão de pessoas e vais perceber do que estou falando.

Se você já teve que fazer uma obra – mesmo pequena – vai saber o quanto é chato ter que lidar com pedreiro, eletricista, o cara que coloca piso, o cara que só trabalha com telhado, serralheiro, etc, certo? Cada um faz só a “sua parte”. Como seria bom se alguém, com experiência em gestão e conhecimento na área, fizesse TUDO para você? Que sonho, falar apenas com uma pessoa (ou empresa) e esta RESOLVESSE tudo para você!

A consultoria que só faz recrutamento e seleção, é como se fosse o cara do piso do exemplo anterior. Ele vai ser pago para assentar o piso, mesmo que esse piso é ruim, não tem harmonia com o ambiente (design), que é incompatível com o local onde será exposto (características técnicas), etc. Isso resolve o problema do cliente ou ele está apenas “recebendo pelo seu esforço” de realizar o trabalho? Ele está sendo estratégico ou operacional? Se o cliente fez uma escolha ruim do piso e der problema, quem será o culpado – mesmo que não seja sua culpa?

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Diante destes fatos é que, afirmamos que a oferta de gestão de pessoas para pequenas e médias pode (ou deve) mudar, para algo mais completo. Um pacote de serviços que envolva avaliação de desempenho, descrições de cargos, avaliações de tempo de experiência, regulamentos, normatização de procedimentos … e também, recrutamento e seleção.

Um novo formato, onde a “consultoria” deixe de apenas “dizer” o que fazer e FAÇA e comprometa-se com o resultado, vendendo a solução completa para o cliente. Talvez até mudar o nome de consultoria para “assessoria” ou “terceirização da gestão de pessoas”.

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