Não espere chover!
Se você sabe que pode chover, porque esperar a chuva cair, para procurar um guarda chuva? Não seria mais fácil manter um na bolsa?
Traduzindo para a gestão de pessoas: “se você sabe que vai precisar contratar novos colaboradores, porque esperar a vaga ser aberta (necessidade) para recrutar candidatos”?
Seguem 5 passos simples, que irão simplificar muito a sua vida, quando uma vaga for aberta:
1) Reconhecimento do terreno
Defina quais são as necessidades (cargos e competências) – de forma geral – que a empresa precisa e quais as vagas mais frequentes. E depois, identifique quais são os cargos/vagas com mais dificuldade para encontrar candidatos.
2) Trabalhe conosco no site
Se a sua empresa ainda não tem uma área de “trabalhe conosco” no site, crie-a imediatamente. Isso é a coisa mais básica nos dias atuais. E se te falarem que é “complicado” fazer isso, mostre isso. Sim, tem solução para o trabalhe conosco grátis e muito simples de ser implementada!
Se for possível, informe neste espaço como é trabalhar na empresa, quais são os benefícios que a empresa oferece, como é trabalhar na empresa, sua missão, visão, valores e se tiver vagas disponíveis, informe-as neste espaço.
Lembrando que não pode faltar a captação dos currículos!
3) Banco de currículos
Prepare um local para armazenar esses currículos, pode ser no computador (arquivos word/pdf), no e-mail, em um arquivo de aço (papel/impressos). Procure criar uma ordem para armazená-los, preferencialmente por cargos de interesse.
Lembre-se de que todo o currículo recebido, precisa ser armazenado de forma que você encontre quando você precisar, futuramente.
Se você não quiser fazer essa parte manualmente, tem como deixar a tecnologia trabalhar para você, recebendo, armazenando e organizando tudo 24 horas por dia para você.
4) Parcerias
Com a lista de “cargos problema”, busque identificar onde esse público estuda, onde se relacionam, o que gostam de fazer, ou seja, identifique seus hábitos.
Depois, busque parcerias com escolas, centros de formação profissional, associações de bairros, grupos em redes sociais, focando principalmente nos profissionais que você mais precisa (ítem 1) e fale da empresa, direcionando TODOS para a área de trabalhe conosco do site da empresa.
Faça com que saibam da existência da empresa, do seu perfil de trabalho, o que buscam (geralmente), o que valorizam e faça com que o “boca a boca” aconteça!
5) Repita os 4 passos
A cada 6 meses, repita os processos, buscando melhorias que possam ser feitas, novas parcerias que possam ser firmadas e o que funcionou melhor, para fazer mais!
Estes são 5 passos básicos e simples, para o sucesso no recrutamento (sem vagas específicas). E você, já os praticava? Tem alguma sugestão a acrescentar? Envie para nós 😉
NOVIDADE! Baixe o e-book: BPO de Gestão de Pessoas e saiba tudo sobre esse novo modelo de negócio para profissionais de gestão de pessoas, pensado para o mercado de PME, com foco na receita recorrente, fidelização de clientes e escalabilidade
Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail! É grátis 😉
Comentários