Afinal, o que é liderar?

Ajudando profissionais de RH

Afinal, o que é liderar?

Acho que a definição de liderar (ou liderança) do Simon Sinek é perfeita!

Um “curso” de liderança, não basta para “criar” um líder, embora muitos achem que é assim. Ou então, ocupar um “cargo de liderança” – pronto, agora sou um líder!!

É a prática diária das atividades inerentes a um líder – algumas até chatas, monótonas e ineficazes para alguns – é que importam mais do que o “certificado” ou o “título”. Dar bom dia (todo os dias), é o ouvir mais do que falar, é olhar nos olhos, é “ser” presente não apenas “estar” presente, o cuidado, o acompanhamento, aquela palavra de incentivo … é realmente “importar-se” com o outro.

O acúmulo de muitas e muitas pequenas coisas que por si só são ineficazes e inúteis. Literalmente, sem sentido, se vistas isoladamente.

por Simon Sinek


Resumindo: liderar é ser CONSISTENTE nas pequenas coisas que realmente importam …

O desafio:

Vou aproveitar e pegar o gancho da conclusão dele, pois ele acaba unindo tudo e resumindo o que é um dos maiores desafios para os profissionais da área de gestão de pessoas – na minha opinião: trocar “colega de trabalho” por irmão, em outras palavras: “trazer o verdadeiro sentido da empresa existir e as pessoas colaborarem com a sua existência”.

Irmãos brigam, discutem, mas acabam se entendendo. Se unem para “brigar” com quem está do lado de fora, se ajudam, se cuidam, se protegem. Irmãos compartilham “crenças” e “valores” comuns! É VIVER a “missão, a visão e os valores” e não apenas escrever – porque alguém mandou – e emoldurar para que todos vejam.

Reflexão: Irmãos não precisam ser motivados para a luta, no máximo serem “lembrados” que ela continua existindo. Irmãos não precisam ser “engajados” na causa, pois eles já vivem a causa e por isso estão onde estão.

Sobre o Simon:

O Simon Sinek escreveu vários livros sobre liderança, como:

Mas acho que o que oque fez ele se tornar conhecido foi quando, em 2009, fez uma palestra no TED falando sobre o “golden circle” (círculo de ouro), que está abaixo – caso ainda não tenha visto:

E você, profissional de gestão de pessoas ou empreendedor, precisa de ajuda para medir a performance do time, desenvolver líderes e melhorar os resultados da empresa? Entre em contato que conversamos 😉

E aí, gostou? Fez sentido para você? Você considera-se um(a) líder? Deixe o seu comentário, feedback, sugira novos temas …

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail! É grátis 😉

Leia também:

Tags: , ,